O pré-sal trouxe um problema extra de longo prazo à oposição, sobretudo para os tucanos, cuja sobrevivência política está cada vez mais ameaçada pela falta absoluta de um discurso capaz de se contrapor ao Palácio do Planalto. Até a descoberta das reservas de petróleo do pré-sal, ainda era possível ao PSDB e a dois de seus mais importantes satélites, DEM e PPS, enveredarem-se no varejo das guerrilhas midiáticas montadas sobre dossiês e grampos fajutos. Havia sempre a chance de desconstruir as políticas sociais do governo Lula a partir da crítica fácil (e facilmente disseminada por jornalistas amigos) ao Bolsa-Família, descrito, aqui e ali, como uma fábrica de vagabundos, de jecas tatus preguiçosos e indolentes, sem falar no estímulo à ingratidão de domésticas mais interessadas – vejam vocês! – em criar os filhos do que esquentar o corpo no fogão a troco de um salário mínimo. Agora, o espaço para esse tipo de manobra tornou-se diminuto, para não dizer irreal.
A capacidade futura de gerar recursos do pré-sal, contudo, é circunstancialmente menor que o seu atual potencial político e eleitoral, e nisso reside o desespero da oposição. Há poucos dias, o governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, chegou ao ponto de se adiantar ao tempo e anunciar futuras mudanças no marco regulatório do pré-sal, falando como presidente eleito, a um ano das eleições. O senador Álvaro Dias, tucano do Paraná, livre de todos os escrúpulos, admitiu estar atrás de uma empresa americana do setor petrolífero para juntar munição contra a Petrobras. No Senado Federal, um dia depois do anúncio oficial do pré-sal, um grupo de senadores se revezou na tribuna para choramingar contra o projeto eleitoral embutido no evento, quando não para agourar a possibilidade de todo esse petróleo ser usado, como quer Lula, para combater a pobreza no Brasil. E é nisso, no fim das contas, que reside a tristeza tucana e de seus companheiros de infortúnio.
Manter o pré-sal sob responsabilidade exclusiva da Petrobrás, como quer o governo, confere à opção uma cor, digamos, chavista, no melhor sentido da expressão, por deixar ao arbítrio do administrador da riqueza mineral em questão o poder de utilizá-la em programas voltados para o bem estar social, principalmente, nos setores de educação e saúde. Esse poder, que na verdade é do Estado, carrega consigo um óbvio e incalculável potencial eleitoral do qual Lula, que nunca foi bobo, não irá abrir mão. Não por outra razão, ao discursar sobre o tema, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente deu uma cacetada nos tucanos ao lembrar ao distinto público da sanha do PSDB, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em privatizar a Petrobras (chamada pelos tucanos de “último dinossauro” estatal) e rebatizá-la de Petrobrax – uma designação tida como “mais internacional” por mentes notadamente sub-colonizadas.
A perspectiva de utilização de recursos petrolíferos em programas sociais, calcada no modelo adotado por Hugo Chávez, na Venezuela, é a fonte permanente de todo o terror da direita sulamericana, inclusive a brasileira, menos pelo fator ideológico embutido na discussão, mais pelo pavor de deixar nas mãos de um adversário tal instrumento poderoso de financiamento de novas e ainda mais ousadas políticas de distribuição de renda e assistência social. O interessante é que, se tudo der certo, o auge da exploração do pré-sal se dará em 2015, um ano depois, portanto, do mandato do sucessor de Lula.
Ou seja, o desespero da oposição está projetado para uma possível reeleição da ministra Dilma Rousseff, que sequer se sabe se será eleita.
02/09/2009 at 10:20
Excelente post. A que empresa vc se refere sobre Alvaro Dias?
02/09/2009 at 11:38
Boa, Lauro.
02/09/2009 at 11:39
Desculpa, Leandro. Confundi os Blogs. Muito bom o texto.
02/09/2009 at 11:44
Caro Fortes.
Pq o PSDB – que criou o bolsa-família (escola) – quer acabar com ele?
Pq uma empresa americana (búuuu) não pode ter bons argumentos? Ouça e critique/desmoralize os argumentos e não seus autores (incrível ter q escrever isso p vc).
Vc não perde a mania de achar o governo tem o monopólio da preocupação social. Qq um q não concorde com a estratégia do governo é um conservador de direita, q quer manter o status quo. Puro mofo ideológico.
Os tucanos são assassinos e insensíveis sociais. Com essa argumentação vc só contribui para a miséria do debate político/econômico do país.
02/09/2009 at 14:01
psdb criou o bolsa-familia? Se criou (???), não nutriu nem cuidou. Realmente, pq querem acabar com ele?
Uma empresa americana petrolifera tera bons argumentos pra que eles assumam a posse do pré-sal. Voce confia nos argumentos deles? Acredita em papai noel?
Se voce não analisar o autor junto com o argumento, sua analise sera no minimo incompleta.
E mofo ideológico é argumento de direita que não gosta de ser identificado como tal. Voce precisa ter orgulho de ser de direita, mas tem vergonha…
02/09/2009 at 14:46
A ignorância mata qq debate. O Bolsa-escola foi criado, em nível federal, em 2001 pelo governo de FHC. O governo FHC cuidou bem do programa até q, depois de muito relutar (claro q vc não sabia q Lula relutou), o governo Lula o ampliou – o q fez muito bem pois é um programa de baixo custo e alto alcance. Tem outras peculiaridades mas não paga a pena argumentar.
Vc já ouviu falar em argumento ad hominem? Pelo seu comentário certamente não. Ignorância mata qq debate.
Pq eu sou de direita? Pq discordei do Leandro e reconheci q um outro governo fez algo de bom?
Reconheça sua ignorância, se informe, e, principalmente, pense. Depois, participe do debate de forma não-rancorosa.
03/09/2009 at 10:28
Zigoto,
vc, com a sua pistola de cowboy, é que mata qq debate. Vc pensa que quem saca primeiro uma acusação de usar um argumento ad hominem é que tem razão? Pelamordedeus.
O seu comentário é que é um covil de falácias:
vc faz exatamente o que acusa, tentando envenenar o poço* com o seu mofo não-ideológico (!!);
apela à misericórdia* (búuuuu, pobres tucanos inocentes, pobre empresa americana que não têm interesses, só argumentos, pobre zigotinho, vítima de tanto rancor).
Tudo o que vc faz é bater num espantalho* e se dar por satisfeito.
(* Cf. http://criticanarede.com/falacias.htm)
03/09/2009 at 15:29
Zigoto, voce me chamou de ignorante, pq voces do psdb (quem não é desse partido, filiado ou eleitor, não defende aquele desgoverno)sempre acham que nós de esquerda (sim, sou petista, filiado)somos ignorantes. É falta de respeito a opinião alhei, e eu é que mato o debate? Não vou te falar do meu curriculo escolar, mas se o seu for realmente bom, é igual ao meu. Retire essa de ignorante, desqualificar é pseudoargumento tipico de direita. E estamos numa sociedade democratica, e voce se assumir de direita é legitimo. O que não é legitimo é negar pra dizer que é “isento”. E isenção não existe, me desculpe.
E vamos la: voce acredita que os petroleiros texanos serão “isentos” nessa assessoria aos “senadores” tucanos? Repito: voce acredita em Papai Noel?
04/09/2009 at 16:10
seguindo a ordem corretinha daquilo que eventualmente virou o bolsa-família, em nível federal, no brasil: os primeiros passos começaram com um político do psdb, acho que o prefeito de campinas — circa 1994 — e com o cristovam aqui no df, alguma coisa como um ano depois. mas todos esses programas eram no máximo em nível estadual. e depois, mais tarde, no segundo mandato do governo fhc, inspirado — e um bocado atrasado nessa ‘inspiração’ — pelo progresa mexicano e por esses programas estaduais, houve a implementação do bolsa-escola em nível federal.
mas mesmo no governo lula o bolsa-família não foi *bem* uma insistência inicial do governo, a lembrar que o programa original do governo lula era o fome zero — e que, né, todo mundo interessado sabe como isso procedeu. o bolsa-família é, em parte, propaganda política eficiente e, na outra parte, algo que ainda permite muita discussão — praticamente, a única novidade no bolsa-família foi a sua expansão em relação ao programa antigo — e não é algo para ser tratado estupidamente, como quando o lula fez um discurso sobre o assunto, fazendo-nos entender que todo mundo que critica o bolsa-família é, sei lá, sacana, compromissado com um golpe ao governo. o bush mesmo nunca disse qualquer coisa parecida sobre quem critica/criticava a guerra ao iraque.
mas, enfim, sou da opinião de que o brasil precisa dessas políticas sociais radicais. acho que aqui daria certo até um programa em que passássemos jogando dinheiro para as populações mais pobres do helicóptero. mas me importo com o custo que isso anda dando à democracia, me importo com a manipulação política do programa para fins eleitoreiros. o lula, vocês serão muito cínicos se não aceitarem isso, aumentou o bolsa-família em *muito* quando se aproximou da eleição, deixando de lado boa parte da fiscalização do programa — eu fiz parte de uma pesquisa sobre a análise da tomada de decisão das família sobre o renda minha, recentemente, e posso te dizer, por testemunho próprio, como essa bagunça se mantém até hoje: famílias que deveriam receber mais às vezes recebiam menos e famílias que deveriam receber menos, recebiam mais.
03/09/2009 at 15:27
Sr. Zigoto, parto do pressuposto de que pelo menos a maioria que posta tem genuíno interesse em uma discussão honesta e profícua. || Quanto ao Sr. afirmar que LF tem a mania de achar que o governo tem o monopólio da preocupação social: Pode até não ser, mas a regra é que empresas e indívíduos não têm essa preocupação; ou, quando têm, seu alcance é muito limitado. O estado é que tem que ter – até por dever de ofício e capacidade de cobertura adequada – o cuidado com o social.
02/09/2009 at 11:44
PSDB – Partido do Sai De Baixo… pois queremos ficar por cima
PPS – Partido do Presidente Serra… pois não temos candidato nenhum
DEM – Decidimos Exportar Money… do povo para os paraisos fiscais
02/09/2009 at 12:37
Parabéns, é a verdade sem rodeios. Eles estão órfãos de pai e mãe. E vão pras cabeças com seu jogo sujo de mentir, caluniar, e usar de todos os recursos inescrupulosos pra conseguir seus escusos objetivos. E tudo com a conivencia do “grande“ imprensalão, cada vez mais desmascarado como PIG(Partido da Imprensa Golpista).
02/09/2009 at 12:38
O xis da questão, para quem não é ingênuo, é o fato de uma grande empresa estrangeira – que trabalha na mesma área da Petrobras e tem, portanto, interesse em adquirir concessões de áreas do pré-sal – estar colaborando com um partido que nitidamente tem interesse em, uma vez no poder, distribuir concessões dessas áreas a empresas amigas (como aconteceu com a Vale). É lobby. A discussão fica, portanto, entre usar os recursos advindos da exploração do petróleo na área do pré-sal para primordialmente enriquecer empresários estrangeiros e seus amigos no Congresso ou para sanar uma dívida social histórica, reduzindo a desigualdade e preparando o terreno para uma nação mais rica… com um povo mais feliz.
02/09/2009 at 12:47
Excelente, mas só um detalhe:
“O grande problema, porém, é concretizar esta perspectiva. Ter a certeza de que o dinheiro realmente chegará até quem precisa e não será diluído na corrupção parlamentar, executiva e judiciária. O desafio não é apenas o Pré-Sal, não é apenas manter as riquezas no Braisl e sim propiciar que o bolo seja repartido.
E lembrar desta frase (ou parte dela) do Delfim não é à toa, o povo espera há décadas para receber alguma coisa pelo seu esforço e sua paciência. Estas fatias do bolo nunca chegam. As elites se encarregam de comer até as migalhas!”
tsavkko.blogspot.com
02/09/2009 at 13:57
Apelar pros petroleiros texanos é desespero e traição.
Parabens pelo post.
02/09/2009 at 14:08
Pré-sal? Eu sou mais a pré-checa, que já vem salgada.
02/09/2009 at 14:13
Não conhecia, seu blog. Conheci hoje, por indicação de um amigo.
Parece um blog de torcedor de futebol, defendendo seu time e atacando o rival. Defende o que seu time fez de bom e ataca as falhas do adversário.
Não vi um mínimo de imparcialidade ou de bom senso.
Apenas acho uma pena alguém defender tão ferrenhamente um governo que está marcado pelos maiores esquemas de corrupção da história. Sem contar os acordões políticos (vide caso Sarney).
Enquanto formadores de opinião continuarem sendo coniventes com esses absurdos, como um torcedor que defende o dirigente ladrão de seu time, continuaremos lamentando a pobreza intelectual do nosso povo.
Mas, é isso aí. Vivemos num país democrático. Você com seu direito de opinar e eu com o meu de criticar.
Abraço.
Edegar Belz
02/09/2009 at 15:19
É o que eu sempre digo. Seja bem vindo.
Forte abraço.
03/09/2009 at 13:38
Já conhecia o seu blog e não é de hoje, por indicação de um amigo e de leituras do CartaCapital, PHA,Viomundo, Luis Nassif, etc,etc.
Não, não me parece um blog de torcedor de futebol, somente o de um jornalista critico que defende seu time (no caso pode ser a liberdade de imprensa, a democratização dos meios de comunicação, a investigação sobre os crimes feitos pelas quadrilhas do juiz-empresário, etc) e atacando o rival (o que é normal), devemos atacar com criticas racionais a falta de democracia na imprensa brasileira, a tal de liberdade de imprensa que só funciona para defender o PIG, etc. Defender o que seu time (time do jornalismo investigativo) fez de bom e atacar as falhas do adversário (time do PIG e dos seus lambe-botas) faz parte do campeonato, por isto apoio a sua luta.
Vi muitas imparcialidades no seu posicionamento e opiniões (não concordo com algumas opiniões, mas o que fazer, isto faz parte do processo democrático), prefiro estar ao lado do bom senso ( e distante, muito distante do bom senso do PIG e dos lambe-botas).
Acho muito bom alguém, como você, defender tão ferrenhamente um governo que não está marcado pelos maiores esquemas de corrupção da história, pois não estamos nos referindo ao governo FHC (cheio de corrupção, a Privataria é um exemplo). Sem contar os acordões políticos (vide caso Sarney), que tem que existir mesmo por conta da democracia (já que o povo não elegeu maciçamente os parlamentares do partido do presidente e nem do meu partido, o PCdoB).
Enquanto formadores de opinião continuarem sendo leitores criticos dos seus textos, não haverá coniventes com esses absurdos da imprensa do PIG, como um torcedor que defende o dirigente sensato e competente de seu time, continuaremos a nos brindar com a riqueza e diversidade intelectual do nosso povo.
Mas, é isso aí. Vivemos num país democrático. Você com seu direito de opinar e eu com o meu de criticar.
Abraço. E um abraço também ao Edegar, é claro!
03/09/2009 at 15:39
Po Edgar, essa estoria de maiores escandalos de corrupção da historia é a mentira do goebels repetida mil vezes. Não da pra concordar com isso.
E isenção não existe, fio. A globo, folha e veja são isentas? Não são, e são desonestos ao tentar se colocar numa suposta posição de isenção.
03/09/2009 at 22:49
“um governo que está marcado pelos maiores esquemas de corrupção da história. Sem contar os acordões políticos (vide caso Sarney).”
E isso é exemplo de imparcialidade ou é só ignorância mesmo?
07/09/2009 at 18:36
É engraçado…
Me senti como um palmeirense que entra num bar cheio de corintianos disposto a discutir futebol. 🙂
Nunca votei no Lula. Mas, quando foi eleito, fiquei na torcida para que fosse um bom presidente. E, analisando os prós e contras, concordo que o foi.
Mas nem por isso vocês precisam tratar o cara como se fosse um santo, que não sabia de mensalão, nem de ambulâncias, nem da conta do caseiro e muito menos do absurdo arquivamento das acusações contra o Sarney.
O que eu não acho justo é este governo se vangloriar por dar 400 reais por mês para uma família necessitada (e outras nem tanto), e dar milhares por mês para o filho ou amigo de um, namorado da filha de outro, deputados e senadores da bancada aliada, esquemas e mais esquemas.
Tudo bem, isso já existia em governos anteriores.
Mas por isso devemos relevar e achar que a corrupção é a coisa mais normal do mundo?
Ou devemos nos posicionar e mostrar que somos contra essa roubalheira (em todos os níveis da política) do dinheiro que sai do nosso bolso?
Pra mim, quando começou não importa. O que importa é que precisa acabar.
Não gosto de ter que repassar 40% do que ganho ao governo, pra comprarem cabrestos pros deputados.
Àquele ali em cima, que defende o desonesto chamando os outros também de desonestos, digo o seguinte: eu ainda acredito na honestidade.
Abraço a todos.
02/09/2009 at 14:18
Leandro,
Continuo, com satisfação, lendo-o aquí e na Carta Capital.
02/09/2009 at 14:59
Dá-lhe Leandro, parabéns pelo artigo.
02/09/2009 at 16:31
A nova UDN tem medo do Pré-sal. A nova UDN atende pelo nome de tucanos-pefelês, um bando de traidores e entreguistas que não querem o avanço social no Brasil.
02/09/2009 at 16:42
Caro Fortes, esse pessoal vive nos tempos do pau-brasil. São caciques-feitores, aqueles que chefiavam o corte, transporte e embarque da preciosidade em troca de espelhinhos. Eles são tomados de pavor quando descobrem que um dia o Brasil poderá ser um país e não uma colônia. A coisa é séria. Você não tem noção do que significa para esse “povin” da suposta elite nacional a permanência no complexo-vira lata em que vivem. É um medo dos diabos de “virar gente grande”. Medo de ser feliz.
02/09/2009 at 17:40
Leandro, vamos iniciar a campanha: “O político que votar contra o PRÉ-SAL é privatista, entreguista, inimigo do povo brasileiro, e jamais será reeleito”.
02/09/2009 at 18:59
parabéns pelo excelente texto. durante a campanha do ano que vem, o PT (se for esperto) vai cair matando nessa declaração de Serra sobre uma futura mudança do marco regulatório (aprofundando ainda mais essa pecha de entreguistas dos tucanos). outro aspecto curioso é ver “analistas” e mesmo jornalistas experientes (como o Boechat) falando de 2015 como se fosse um ponto distante no futuro, tentando induzir que a urgência do marco teria aspirações exclusivamente eleitoreiras… estamos falando do mais importante recurso natural do mundo, cuja produção, para alguns, já atingiu seu ápice há alguns anos, e de uma estatal que já nascerá gigantesca, dominando tecnologia de ponta. acreditem, há imensa urgência na fixação do marco e na criação da empresa.
02/09/2009 at 21:19
Pois é, o nobre Senador Álvaro Dias admitiu que está em negociação com uma petrolífera estrangeira para ajudá-lo a combater a Petrobrás na CPI.
Se fosse nos EUA ele seria imediatamente preso por traição à Pátria.
03/09/2009 at 02:19
“Até a descoberta das reservas de petróleo do pré-sal, ainda era possível ao PSDB e a dois de seus mais importantes satélites, DEM e PPS, enveredarem-se no varejo das guerrilhas midiáticas montadas sobre dossiês e grampos fajutos.”
Mas não pense que a coisa parou por aí. Já circula, veja você, a história, segunda a qual nenhuma broca no mundo (nem mesmo as da Tramontina) seria capaz de furar as diversas camadas que precedem o petróleo do pré-sal. E caso tal broca venha a ser desenvolvida, haveria sérios riscos de provocar desmoronamento em vasta área do subsolo podendo, inclusive, causar danos incalculáveis aos continentes.
Se você ainda não ouviu a “estorinha”, ainda vai ouvir. Aguarde.
03/09/2009 at 08:17
[…] Para ler a brilhante análise, clique aqui. […]
03/09/2009 at 09:31
Caro Leandro, o pré-sal me assusta. E muito.
Sou defensor da tese nacionalista, de que o controle deva ficar com a Petrobras e com o governo brasileiro. No entanto o uso desses recursos, admito, me enche de temor.
Dizer que esse dinheiro será usado para financiar melhoras na saúde e educação é utópico, no mínimo. Me lembro muito bem do discurso usado quando da criação da CPMF, de triste memória. O imposto era até uma boa idéia, criada na melhor das intenções. Mas o resultado todos conhecem. O grande problema é o que eu chamaria de “destinação genérica”. Se esse dinheiro for desviado para pagar a faculdade de algum neto de senador, ele não terá se desviado do seu propósito. É necessário que essa destinação seja muito mais exata do que vem sendo especulado. Deixar essa dinheirama com os estados, como se defende, é o mesmo que jogá-lo fora.
03/09/2009 at 09:47
Eu tenho medo do pre-sal e toda a poluição – marinha, atmosférica – que ele trará. Além disso, criará a falsa ilusão de solução de problemas energéticos no país, impedindo e inviabilizando investimentos em fontes mais limpas e ambientalmente mais responsáveis.
Não vejo ninguém debater a questão ambiental quando se fala em pre-sal. Outra: com todo o movimento mundial de redução de emissões de CO2 – principalmente com a substituição de combustíveis fósseis – será que daqui 10, 15 anos a demanda por petróleo será a mesma? Será que o pre-sal irá gerá toda essa montanha de dinheiro que se alardeia por aí?
Por fim, conhecendo essa laia que habita os governos – e a oposição também – duvido que os recursos sejam utilizados em prol do país e de seu povo, ou seja, nós.
03/09/2009 at 11:34
o temor maior deles é que após o governo Dilma, caso ocorra, o Lula decida voltar e aí, óbvio, será imbatível e não terá nenhuma graça a disputa eleitoral.
05/09/2009 at 01:29
A discussão do marco regulatório jogou o PSDB e os pefelentos em uma sinuca de bico! Se ficarem contra mas aprovarem, dá munição ao Planalto; se não aprovar, dá munição ao Planalto! É hilário!
Nesta discussão o povo verá quem é joio e quem é trigo!
05/09/2009 at 11:59
Com certeza o joio é a turma dos entreguistas, lesa-pátria e dilapidadores do patrimônio público, que atende pelo singelo nome de agramiação neo-udenista PSDB-PFL, com o apoio do PPS!
05/09/2009 at 15:35
Eita, mas o negócio aqui tá pegando fogo!
Adorei o artigo.
05/09/2009 at 16:31
[…] […]
07/09/2009 at 02:04
Sempre leio o seu blog e te considero um dos melhores jornalistas desse país, mas o pré-sal é um assunto muito importante, não pode ser festejado como vitória do governo contra a oposição, isso é secundário. O grande desafio é conscientizar o povo de que a PETROBRAS precisa ser totalmente estatal e de que seu lucro deve ser dividido entre os brasileiros,aí poderemos ter um novo país e uma nova política. Espero que você aborde esse tema, é uma crítica construtiva que te faço.
07/09/2009 at 17:44
ATENÇÂO: Encontrado vídeo secreto contendo instruções para os partidários de PSDB/UDN apoiarem a candidatura de José Serra, com riqueza de detalhes!
13/09/2009 at 15:44
Esse tal zigoto é um tremendo neocolonizado. Quer entregar tudo de mão beijada pro patrãozinho MUANA. Por que não assume logo, ô bovinão manipulado pela Rede Bobo?
19/09/2009 at 02:03
Conheci hoje o seu blog. Adorei!!! Amanhã regresso para ouvir os vídeos e ler os comentários todos. E claro postar vários comentários.
Alguns falaram em bolsa familia, não. Ouvi ontem uma piada mais ou menos assim. Contam que numa exposição internacional de bolsas em que partciparam as maiores grifés como Channel, Versace, Lui Vitton e outras não menos famosas, uma milionária perguntando os preços que custavam 10 mil dolares, 300 mil dolares. E claro cravejadas de bilhantes, rubis, esmeraldas e etc. De repente a milionária avista uma bolsa absolutamente inedita, diferente de tudo até então visto até pelo seu tamanho. Curiosa se aproxima da repecionista e começa a colher informações sobre a bolsa. A recepcionista então informa que aquela bolsa que ela havia gostado tanto havia sido feita com o “couro da classe média brasileira” e que o seu ultrapasava todos valores até então informados. Seu custo 12 bilhoes de reais. A milionaria lança a sua ultima peergunta “mas por que tão cara” ao que responde a recepcionista “´é que esta é o “Bolsa familia”. Não sou boa para piadas. Mas quem contou disse que rola a tal piada (muito mal contada por mim) na internet.